top of page
  • Foto do escritorKipiai

Stories - A diferença que seu e-commerce precisa.

Atualizado: 17 de mai.


Como os stories podem fazer a diferença para o seu e-commerce

Atualmente existem mais de 930 mil sites de e-commerce no Brasil e um ticket médio de R$447 reais segundo a pesquisa 2023 realizada pelo instituto NP Brasil. Em ambientes concorridos como esse você precisa absorver todo tipo de recurso que ajude sua operação de e-commerce a faturar mais.


Hoje em dia a maioria absoluta da população mexe em redes sociais. Com a popularização de diferentes plataformas, como twitter, facebook e instagram, os Stories se tornaram uma das formas mais populares de se compartilhar conteúdos do cotidiano. Esse recurso permite que você compartilhe fotos ou vídeos que desaparecem em 24h, sendo uma excelente maneira de compartilhar momentos ou divulgar aleatoriedades. O que pouco se fala é que os Stories podem ser uma excelente ferramenta para indivíduos e empresas que desejam construir uma forte presença nas mídias sociais, muitas vezes com conteúdos que se sobressaem aos conteúdos do feed e que geram muito mais engajamento.


Quer saber um pouco mais sobre isso? Nos próximos 3 minutos vamos discutir um pouco sobre a importância dos Stories em ambientes competitivos e principalmente sua relevância para o marketing de performance. Também vamos dar dicas de conteúdos e de como deixar suas publicações mais dinâmicas, focando em um aumento de engajamento e alcance da sua página.


Mas afinal, qual o objetivo dos stories?


Na prática, o objetivo dos Stories é permitir que as pessoas compartilhem conteúdos de maneira rápida e eficiente, sem precisar se preocupar com a criação de um feed perfeito. Os usuários podem postar quantas vezes quiserem ao longo do dia, criando uma narrativa em tempo real de suas experiências.


Além disso, os Stories também oferecem uma maneira divertida de criar conteúdo com filtros, emojis, adesivos e outras ferramentas criativas. Os usuários podem criar um visual único para seus Stories, tornando-os ainda mais interessantes para seus seguidores.


Por fim, outro objetivo importante dos Stories é incentivar a interação entre os usuários. Os seguidores podem responder aos Stories com mensagens diretas, criando uma conversa mais pessoal e significativa. Isso ajuda a fortalecer relacionamentos entre amigos, familiares e seguidores, além de aumentar o engajamento do usuário nas redes sociais.


Já vimos que os stories já são parte muito importante da vida das pessoas no dia a dia, mas e as empresas? Elas podem fazer uso dessa ferramenta? Vale a pena o investimento em um planejamento para criação de conteúdo nesse formato?


Como usar Stories como parte da sua estratégia de Marketing de Performance


Os Stories são muito importantes para estratégias de marketing e de social media.

Principalmente visando aumento de performance, perenidade da operação, engajamento com a marca e retenção de clientes. Com bilhões de pessoas usando as redes sociais diariamente, as empresas têm a oportunidade de se conectar com seu público-alvo de maneira muito mais pessoal e significativa. Os Stories oferecem uma maneira rápida e fácil de compartilhar conteúdo com os seguidores, sem que pareça que o usuário ou empresa em questão está fazendo um anúncio de um produto ou uma publicidade. Gerando aproximação, conexão e aumento potencial em vendas.


Uma possibilidade, por exemplo, é da empresa usar os Stories para mostrar o lado mais humanizado da marca, compartilhando informações sobre processos de criação de produtos, mostrando o dia a dia dos funcionários ou até destacando histórias de clientes satisfeitos. Isso pode ajudar a construir uma relação mais forte e autêntica entre a empresa e seus seguidores.


Além disso, os Stories também servem como formato no qual empresas podem criar conteúdo exclusivo para seus seguidores, como promoções, ofertas especiais e códigos de desconto. Isso ajuda a impulsionar as vendas e fidelizar os clientes.


A última vantagem que trazemos aqui, sobre os Stories, é que eles oferecem uma maneira bem mais casual e descontraída de criar conteúdo, o que pode ajudar as empresas a se destacarem da concorrência. Essa casualidade ajuda no engajamento do usuário, uma vez que ele se sente mais próximo da marca. Abaixo, vamos explorar um pouco mais sobre os recursos desse tipo de stories voltado para performance.

Destaques


Uma inovação para o mundo dos Stories foi a criação dos destaques do instagram. Muito conteúdo legal estava sendo feito, porém, esse conteúdo se perdia em 24h e muitas vezes empresas ou influenciadores achavam esse fato inconveniente. Os destaques no feed vieram para auxiliar nisso.


O recurso destaque permite que você fixe suas publicações de Stories mais importantes e deixe-as disponíveis quanto tempo quiser. Essas publicações ficarão disponíveis no perfil do instagram, logo acima do feed, e você poderá utilizar um ícone ou imagem como capa deste álbum. Assim, o seu conteúdo poderá ficar separado por categorias como por exemplo mostruários de produtos e FAQs.


A criação dos destaques do Instagram, em 2018, resolveu um incômodo comum para aquelas empresas mais atentas ao uso dos Stories voltado para performance. Cada postagem, agora, não desaparecia após 24 horas e, o seguidor é impactado, diversas vezes, com os Stories estratégicos que foram postos em evidência.


Essa foi uma inovação fantástica e muitos e-commerces têm usado este recurso para fixar seus Stories estratégicos, adicionar uma capa exclusiva e manter logo acima do feed os tópicos mais interessantes para sua operação de e-commerce. Sejam, por exemplo, Stories mais institucionais para apresentar a marca, e principalmente destacar o mostruário de produtos, FAQs e as peças que estão em oferta.


Lista de Melhores Amigos


Uma novidade que veio para os Stories é a função de poder selecionar uma lista de melhores amigos. Essa lista, irá poder receber conteúdos selecionados e exclusivos. Lojas, por exemplo, podem anunciar promoções somente para seus clientes mais exclusivos ou que preencheram algum formulário de leads. Também é possível divulgar dicas ou ideias para um público mais específico selecionado. Essa lista pode ser modificada sempre e existem diversas possibilidades de como explorar essa função. Basta montar uma boa estratégia de Stories com enfoque em performance que com uma pitada de criatividade, seus seguidores selecionados se tornarão compradores assíduos.


Filtros


Os filtros para Stories no Instagram evoluíram muito desde sua criação. Hoje, qualquer criador de conteúdo pode fazer um filtro para a plataforma, e qualquer outro usuário pode utilizar um filtro que encontra na rede social. Isso se tornou uma ferramenta de marketing muito interessante para marcas, que podem fazer filtros personalizados de eventos, sazonalidades ou até de produtos. Além disso, quanto mais pessoas usam seu filtro mais alcance a marca terá, conclui-se então que essa ferramenta possui alto potencial de viralização.


Como patrocinar Stories?


Para impulsionar stories no Meta Ads recomendamos utilizar o Gerenciador de Anúncios do meta, ou seja, diretamente do seu navegador. Para fazer isso, seu stories não pode ter perguntas, etiquetas, links ou músicas.

A forma de criar é bem simples: Apenas criar o anúncio com seu público de interesse, selecionar “usar post existente” nas configurações do anúncio e selecionar seu Story desejado. Assim, você consegue escolher a landing page do seu anúncio, CTA e públicos adequados para sua ação.


Outra possibilidade é o anúncio ligado a contas de parceiros no instagram, nos quais os stories estarão sendo exibidos como patrocinados, tanto no Instagram da sua empresa, quanto no Instagram do seu embaixador.


Medindo Resultados


É essencial em qualquer campanha de marketing a mensuração de resultados. Dito isso, existem métricas específicas para Stories. Abaixo, vamos destrinchar melhor cada uma.


A primeira categoria de métricas engloba uma análise ligada às interações. Focando nessa categoria, você deve acompanhar os resultados de o número de vezes que usuários visitaram o seu perfil através do story e também quantas vezes os usuários interagiram com um adesivo do seu story. Esses dados são super importantes para a mensuração do envolvimento do usuário com o conteúdo produzido.


A segunda categoria de métricas é ligada à descoberta de conteúdo. Por meio dessa categoria você deve acompanhar a quantidade de pessoas que visualizam seus stories, e considerando as interações, é possível calcular uma taxa de engajamento.


A última categoria se relaciona com a navegação dos Stories. É possível ver quantos usuários avançaram no stories e quantos saíram após ver o conteúdo, dessa forma pode-se calcular uma taxa geral de conclusão. Quanto mais as pessoas saírem ou pularem seu story, maior a chance do conteúdo não estar gerando conexão , ou seja, para uma composição de Stories voltado para performance você precisa estar atento a essa métrica.

Alavancar Resultados


Nesse artigo pudemos desdobrar diferentes funções do Instagram Stories. É evidente que utilizar essa forma de publicação pode trazer muitas vantagens para seu propósito de crescimento e escala de seu e-commerce.. O Stories criado de maneira estratégica, é uma ferramenta crucial para ajudar no avanço do marketing de performance de todo e-commerce que deseja se sobressair no mercado..


Por outro lado, sempre é válido destacar que uma estratégia de marketing integrada com viés voltado para o atingimento de alta performance, (semelhante ao que se faz em mídia paga aqui na Kipiai) é super importante para o alcance de metas e resultados, então, não utilize Stories isolados, sem nenhum outro tipo de ação, isso não trará os resultados esperados. As redes sociais são super importantes e trazem, sim,resultados expressivos, porém apenas disparar stories aleatórios sem estratégia não trará resultados saudáveis, perenes e aderentes ao seu público alvo..


Quer saber mais sobre como explorar 100% do seu potencial digital? Você pode também optar por ouvir um de nossos analistas de performance avaliar sua estratégia. Acesse nossos canais de contato. Será um prazer ajudar.




36 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page