top of page
  • Foto do escritorKipiai

Torne a Black Friday 2023 na melhor da sua história

Atualizado: 17 de mai.


Como tornar a black friday 2023 a melhor da história

Você não é todo mundo. Parece conselho de mãe, mas ele se aplica muito bem ao seu negócio na Black Friday. Por mais que todo o varejo aproveite a data como uma grande oportunidade de negócio, ela não é igual para todos. Se você é um pet shop, uma floricultura ou uma grande rede de artigos esportivos, os perfis de consumo e as jornadas de compra são diferenciadas. Portanto, é necessário saber como se inserir de maneira contextualizada nesse que é um dos maiores eventos do varejo mundial.


Entenda seu contexto comercial


Antes de definir quais serão suas ofertas, é importante olhar para si e ao redor para saber como se posicionar na Black Friday. Ao fazer essa análise, observe os seguintes aspectos:


a) Sua saúde financeira: tenha clareza sobre sua capacidade de investimento, tendo bem definido o quanto é possível dedicar para as campanhas digitais desta data.


b) Sua estrutura logística e operacional: seja física, online ou omnicanal, é essencial que sua loja tenha um fluxo de atendimento bem alinhado de ponta a ponta. Avalie os pontos de contato com seu cliente, atentando-se para possíveis fragilidades e preparando-se para um aumento significativo no volume de visitas e vendas em um curto período de tempo.


c) Sua equipe: ter uma equipe motivada e treinada faz toda a diferença para o bom desempenho da sua Black Friday. Envolva seu time em torno da data, proporcionando, sempre que possível, benefícios para eles também.


d) Seus concorrentes: estude boas práticas na Black Friday dentro do seu segmento e busque se antecipar aos seus concorrentes, oferecendo ofertas realmente atrativas e vantajosas para o seu cliente.


e) Seus clientes: por fim, mas não menos importante, estão seus clientes. Saber quais são as dores e os anseios deles são as principais metas a serem atingidas. Avalie o histórico de compras e os comportamentos de consumo para identificar quais são os melhores produtos e serviços a serem oferecidos.


Uma Black Friday para chamar de sua


As estratégias que funcionam para determinado negócio, não necessariamente podem ser válidas para você. Por isso, cada desafio exige uma estratégia específica. Um bom planejamento é aquele feito na medida para sua realidade, condizente com suas metas, limitações e potencialidades.


Para elaborar um plano de ação individualizado e assertivo, desenvolvemos uma Matriz de Oportunidade para ajudar você a se localizar no cenário da Black Friday 2023. Dividida em quatro quadrantes, ela considera duas variáveis: antecipação e boost.


Como o próprio nome diz, a "antecipação" está relacionada ao período de antecipação das buscas dos consumidores por determinados itens na Black Friday. Aqui categorizamos em "alta" (buscas aumentam semanas antes da Black Friday) e "baixa" (o aumento das buscas está mais concentrado no período específico do evento). Já o "boost" conecta-se com a intensidade do aumento no volume de busca digital por esses itens, e está subdividido em "intenso" e "suave".


Quadrante de produtos com alta antecipação, boost intenso, boost suave e baixa antecipação

Alta Antecipação + Boost Intenso


Alta Antecipação + Boost Intenso

Para negócios focados em eletrodomésticos e eletrônicos, uma boa opção é iniciar novembro com ofertas em diferentes categorias de produtos e usar selo de "melhor preço" para antecipar o consumo. É indicado manter o ritmo forte ao longo do mês e aumentar a intensidade na semana da Black Friday.


Em campanhas digitais, eles podem investir em ações de meio e topo de funil para divulgar todas as ofertas do período. Mas não deixar de focar em fundo de funil para ancorar a demanda natural e as derivadas da própria Black Friday.


Alta Antecipação + Boost Suave


Alta Antecipação + Boost Suave

Dentro dos segmentos de móveis, utilitários do lar, roupas, perfumaria, acessórios e livros, uma estratégia assertiva é aproveitar a alta antecipação para sustentar as ações da Black Friday por um período mais prolongado. Já nas ofertas, focar no aumento do ticket médio com, por exemplo, descontos progressivos.


O grande desafio deste quadrante é quebrar a inércia do público. Para isso, é necessário investir em gatilhos comerciais bem assertivos para atingir clientes do meio e topo do funil. Reativar bases de leads e realizar retargenting também são iniciativas eficazes em fundo de funil.


Baixa Antecipação e Boost Intenso


Baixa Antecipação e Boost Intenso

Na parte de baixo do quadrante estão as marcas de brinquedos, calçados e beleza. Com um crescimento orgânico nesse período, é importante estarem preparadas para absorver o máximo possível de clientes e facilitar a jornada de compra deles.


Estruturar as campanhas com antecedência para estarem otimizadas no período de alta busca e criar base para reimpactação são verdadeiros "pulos do gato" para minimizar investimento e conquistar ótimos resultados.


Baixa Antecipação e Boost Suave


Baixa Antecipação e Boost Suave

Fechando nossa Matriz de Oportunidade encontramos as empresas do mundo pet, fitness e de alimentação no geral. Nossa indicação é investir na geração de demanda mais concentrada na data da Black Friday, incentivando compras impulsivas através de alavancas comerciais como o senso de urgência.


Todas as etapas do funil devem receber uma atenção especial tendo como alvo campanhas de geração de demanda.


Como pudemos ver, planejar é prevenir dores de cabeça. Diante da grande oportunidade da data, aqueles que se antecipam podem não apenas faturar mais, como também ampliar a presença no mercado, atraindo e fidelizando novos clientes para o ano todo.


Sabemos que não é fácil fazer isso, mas você não está sozinho. Conte com nossa equipe de especialistas para definir e executar as melhores estratégias para o seu negócio.



35 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page