O Google Analytics 4 continua se aperfeiçoando e trazendo novidades constantes que impactam diretamente nas estratégias de marketing. A mais recente delas é a possibilidade de exportação de dados do usuário para o BigQuery, a plataforma de armazenamento de dados integrado do Google.
Na prática, a plataforma permitirá a exportação diária dos dados dos usuários por meio de tabelas. Se algum dado for alterado desde a última exportação, essa configuração irá gerar uma nova tabela atualizada. Com o BigQuery Export é possível inserir também qual a frequência desejada para isso:
Diariamente: uma exportação completa de dados que ocorre uma vez por dia
Streaming: exportação contínua, segundos após a chegada de um evento.
Entre os vários benefícios que essa novidade trará, podemos destacar a possibilidade de sincronizar os públicos criados dentro do GA4 com outras ferramentas. Essa portabilidade permitirá que os públicos exportados possam ser inseridos em CRMs e serviços de e-mail, aperfeiçoando assim, a personalização e a segmentação em campanhas de marketing.
Além disso, essa novidade contribuirá para análises mais detalhadas e também para coletar insights mais profundos. Ou seja, identificar com mais clareza e, de forma preditiva, usuários de alto valor e aqueles com maiores chances de desistência.
É importante lembrar que a funcionalidade não fere a LGPD, uma vez que serão exportados dados somente de usuários que consentiram o uso e que geraram um user ID.
Resumindo os novos benefícios no BigQuery Export:
Exportar públicos do GA4 para outras plataformas como CRM
Análises mais profundas
Métricas preditivas
Melhor personalização e segmentação das campanhas
Relatórios mais aprimorados
Quer saber mais sobre o BigQuery Export para Google Analytics 4? Confira este vídeo que separamos para você:
E você, o que achou desta novidade? Compartilhe abaixo suas dúvidas ou considerações!
Quer saber como podemos mudar a trajetória do seu negócio?
Kommentare