top of page
  • Foto do escritorKipiai

Benchmarking e Mídias Pagas: Construa vantagem competitiva

Atualizado: 9 de nov. de 2023



As mídias pagas são um elemento chave para as empresas que desejam ampliar seu alcance e aumentar o seu Market share. Elas proporcionam um meio eficaz de alcançar novos clientes e construir uma presença online forte e reconhecida no mercado.

As mídias pagas são um elemento-chave para as empresas que desejam ampliar seu alcance e aumentar o seu market share. Elas proporcionam um meio eficaz de alcançar novos clientes e construir uma presença online forte e reconhecida no mercado. No entanto, para que essas campanhas tenham sucesso, é importante entender a concorrência e como ela está se posicionando. É aqui que entra o benchmarking.

O benchmarking é uma técnica usada para medir o desempenho de uma empresa comparando-o com o de outras empresas do mesmo setor. Ele envolve a análise detalhada dos concorrentes e a comparação de suas estratégias, produtos, serviços e processos com os seus próprios. Através do benchmarking, as empresas podem avaliar a eficácia de suas próprias estratégias e identificar oportunidades para melhorar seu potencial de crescimento.

Assim como você deve anunciar em campanhas institucionais para inibir a concorrência, você deve realizar benchmarking para superá-las.

Nos 4 minutos seguintes vamos explorar como o uso de benchmarking pode alavancar seus resultados em mídias pagas.


Benchmarking o que é?


Benchmarking é uma técnica de gestão que permite que as organizações explorem as brechas, iniciativas e oportunidades presentes em seu departamento, setor e mercado.

Elencamos os quatro tipos de benchmarking mais práticos que utilizamos em nossos projetos, são eles: interno, competitivo, funcional e genérico.

Basicamente, construir uma análise de benchmarking exige atenção ao propósito que se deseja alcançar. Pretende melhorar o desempenho entre departamentos? Percebe um concorrente que está se destacando no mercado e deseja entender melhor os passos que ele tem realizado? Observa outros mercados disruptivos e sente que poderia absorver alguma de suas estratégias?

Com as estratégias de benchmarking que iremos lançar aqui você consegue tudo isso.

Vamos pontuar aqui rapidamente e na sequência iremos responder qual a relação do benchmarking com a performance de mídias pagas.


Benchmarking Interno


É o momento que o departamento busca referências em outros setores da sua própria empresa, visando trazer melhores práticas. Observar estas referências pode poupar tempo e evitar custos desnecessários com algo que está disponível sem grandes esforços.


Benchmarking Competitivo


É uma técnica bastante popular para avaliar o sucesso dos negócios, pois inclui a comparação de resultados entre a sua organização e seus concorrentes mais próximos.

Isso pode envolver a avaliação de fatores como preço, qualidade do produto, atendimento ao cliente, prazo de entrega, entre outros. O benchmarking competitivo pode ajudar as empresas a identificar lacunas de desempenho em relação aos concorrentes e a desenvolver estratégias para se destacar no mercado.


Benchmarking Funcional


O benchmarking funcional envolve a comparação do desempenho de uma empresa em uma área específica, como marketing, vendas, produção ou atendimento ao cliente, com outras empresas do mesmo setor ou com as melhores práticas do mercado. O benchmarking funcional pode ajudar as empresas a identificar áreas de melhoria e a implementar estratégias eficazes para melhorar o desempenho.


Benchmarking Genérico


Observar boas práticas de maneira genérica com esse tipo de benchmarking de modo algum se propõe a ser superficial, pelo contrário, visa buscar referências em práticas, produtos ou serviços de empresas líderes do mercado, independentemente do setor em que atuam.

O benchmarking genérico é uma ferramenta valiosa para identificar as melhores práticas em geral e aplicá-las à sua empresa.


Benchmarking na prática


Agora que você já entendeu os tipos de benchmarking vamos te direcionar para como implementar o benchmarking. E depois daremos uma atenção maior para o benchmarking em mídias pagas.

Veja bem, para realizar o benchmarking, você precisa seguir algumas etapas fundamentais:

  • Identificar a área a ser avaliada: Identifique qual processo ou área de negócio você deseja avaliar e melhorar.

  • Identificar as empresas de referência: Identifique as empresas que possuem boas práticas na área a ser avaliada. Elas podem ser concorrentes diretos, empresas de outros setores ou até mesmo empresas do exterior.

  • Coletar informações: Colete informações sobre as práticas das empresas de referência. É possível utilizar questionários, entrevistas, pesquisas em sites ou outras fontes de dados.

  • Analisar as informações: Analise as informações coletadas e compare com as práticas da sua empresa.

  • Estabelecer planos de ação: Com base nas informações analisadas, estabeleça planos de ação para melhorar os processos da sua empresa.

  • Implementar e monitorar: Implemente as melhorias e monitore o desempenho da sua empresa em relação aos concorrentes e aos objetivos estabelecidos.


Como fazer benchmarking em mídias pagas?


Citamos os modelos de ação que um benchmarking bem feito pode realizar em seu negócio como um todo.

Agora siga estes cinco tópicos para que o benchmarking de suas campanhas de mídias pagas seja efetivo.


  1. Identifique seus concorrentes diretos

  2. Analise as campanhas de seus concorrentes

  3. Identifique as melhores práticas

  4. Teste novas estratégias

  5. Acompanhe os resultados


1. Identifique seus concorrentes diretos


Comece identificando os principais concorrentes diretos de sua empresa em campanhas de anúncios. Esses concorrentes podem incluir empresas que oferecem produtos ou serviços semelhantes aos seus, ou empresas que competem diretamente pelos mesmos clientes que você. Identificar seus concorrentes diretos vai ajudar a entender melhor as estratégias de publicidade que estão sendo utilizadas no mercado.


2. Analise as campanhas de seus concorrentes


Ao analisar de perto seus concorrentes você irá perceber brechas e destaques que sua marca pode aproveitar. Considere o uso de ferramentas de análise de dados, como o Google Analytics ou o SEMrush, para examinar as palavras-chave que estão sendo usadas em suas campanhas, o tipo de público-alvo que está sendo segmentado e as táticas de publicidade utilizadas.


3. Identifique as melhores práticas


Esta etapa consiste em identificar o uso de palavras-chave específicas, qual o tipo de conteúdo que está sendo utilizado, qual a segmentação de público-alvo e o formato de anúncio utilizado. Mantenha estes tópicos em seu radar, sempre!


4. Teste novas estratégias


Use as informações coletadas durante a análise do benchmarking para testar novas estratégias de publicidade. Teste diferentes palavras-chave, diferentes tipos de conteúdo e diferentes formatos de anúncio para ver o que funciona melhor para sua empresa.


5. Acompanhe os resultados


Faça avaliação periódica dos resultados obtidos com mídia paga e compare-os com os resultados anteriores e com aqueles de seus competidores.

Use essas informações para ajustar suas estratégias de publicidade digital e continuar a melhorar o desempenho de suas campanhas.


O que significa benchmarking em meu negócio?


Um instrumento valioso para avaliar, higienizar e direcionar processos.

Os benefícios de práticas benchmarking são variados, pois podemos impactar principalmente na identificação de melhores práticas, aumento da eficiência e aprendizado contínuo.

Imagine implementar as melhores rotinas em seu trabalho após absorver o que tem dado certo internamente, em outros setores e em outros mercados.

Os resultados podem ser incríveis.

Podemos concluir que sua vantagem competitiva aumenta ao realizar benchmarking adequadamente.


Observe bem as vantagens que elencamos para você:


  • Identificação de oportunidades de melhoria: Ao comparar os processos da empresa com os processos das empresas de referência, setor ou departamento, é possível identificar oportunidades de melhoria e implementá-las.

  • Melhoria da eficiência: O benchmarking pode ajudar a identificar as melhores práticas para a realização de processos, o que pode levar a uma melhoria da eficiência na empresa.

  • Inovação: Ao observar as práticas de outras empresas, é possível incorporar ideias inovadoras em seus próprios processos.

  • Maior competitividade: O benchmarking pode ajudar a empresa a se tornar mais competitiva ao melhorar seus processos e se adaptar às mudanças no mercado.

  • Maior conhecimento do mercado: Ao comparar com outras empresas, é possível ter uma visão mais ampla do mercado e entender melhor o comportamento dos consumidores.


Esperamos que os insights aqui mencionados venham a potencializar suas campanhas de mídias pagas especialmente. E você pode também optar por ouvir um de nossos analistas de performance avaliar sua estratégia e realizar um benchmarking com você.


Acesse nossos canais de contato, será um prazer ajudar!


33 visualizações0 comentário
bottom of page